FANDOM

Fadas

Um grupo de fadas.

Fadas atacando

Fadas atacando.

As fadas são criaturas mágicas que aparecem ao longo da série Winx Club.

Descrição Editar

As fadas são criaturas mágicas que vivem na Dimensão Mágica. Ao longo da série, foram vistos muitos tipos de fadas. Estes incluem as fadas normais, ao igual que as garotas Winx e outras alunas de Alfea, bem como outros seres mágicos como Arcádia, as fadas etéreas e as fadas rústicas. Todas as fadas são em sua maioria humanoides em aparência, as fadas normais são exatamente igual do que os humanos mas com asas quando se transformam, enquanto Arcádia e as fadas etéreas têm umas caraterísticas menos humanas e elas se parecem mais aos seres puramente mágicos.

As fadas rústicas têm patas de cabra, pele em local de roupa e com forma de cornos de cabelo. A fonte dos poderes de todos os tipos de fadas é seus sentimentos positivos e a luz, o que faz com que sejam similares aos elfos. Suas opostas na magia são as bruxas, quem também possuem poderes mágicos, mas usam sua magia escura e seus poderes se baseiam no mal, a diferença das fadas que seus poderes se baseiam no bem. Isto se reflete na roupa de cores brilhantes das fadas e no desgaste das roupas das bruxas.

A maioria das fadas utilizaram seus poderes para bons propósitos e para protegerem a dimensão mágica das forças do mal, e colaboraram com outros seres mágicos como duendes, bruxas e magos para lutar contra o mal, um exemplo é a Companhia da Luz. Porém algumas das fadas se aliaram com as forças do mal para seus próprios motivos egoístas, como a condessa Cassandra, Quimera e a princesa Diaspro que demonstram ser aliados com Valtor na temporada 3. Outras fadas em realidade não mudam ao lado escuro ou se aliaram com as forças do mal, apenas estiveram no lado do mal e fizeram coisas más. A vingança das fadas da Terra da temporada 4 é um exemplo disso, onde as fadas da Terra, após terem sido libertados de Tir Nan Og, decidiram se vingar não só dos Bruxos do Círculo Negro que as pegaram, mas também dos humanos por se esquecerem delas e mesmo atacaram às Winx que protegiam os humanos. Uma delas, Nebula, foi tão longe como para derrocar Morgana, a rainha das fadas de Tir Nan Og, e se proclama a si mesma como a nova Rainha das Fadas da Terra e, depois de derrotar os Bruxos, queria conquistar o mundo humano e o governar, estando disposto a destruir qualquer pessoa que estivesse em seu caminho. Nebula e as Fadas da Terra porém se arrependeram e voltaram ao lado bom. Alguns estudantes de Alfes também foram conhecidas por serem más.

As fadas, as bruxas e os seres humanos constituem a parte principal da sociedade da Dimensão Mágica, a proporção da cada variável através dos reinos, com outros seres mágicos como elfos, ogros, feiticeiros e outros seres mágicos que também estão presentes em alguns âmbitos, e parece que as fadas costumam ser os principais membros das sociedades da maioria dos reinos da Dimensão Mágica.

Fadas femininas são muito comuns, enquanto fadas masculinas são muito raros e não aparecem com frequência na série. Porém parece que algumas escolas como o Colégio de Linphea têm fadas masculinas.

Origem das fadas Editar

Arcádia foi descrita na temporada 3 como a primeira fada que voou nos céus da Dimensão Mágica. Porém não se sabe se ela é, de fato, o antepassado de todas as fadas já existentes ou não, e o mais provável é que ela é só a primeira é teve os poderes de fada, e não tem relações familiares com as outras fadas. As fadas etéreas também foram mencionados na temporada 4 como seres extremamente poderosos desde o princípio do tempo, mas se descrevem a si mesmos como sendo feito de pura energia, é muito pouco provável que estejam relacionados com qualquer das fadas normais ou Arcádia.

Dado que tanto Arcádia e as fadas etéreas existem desde o princípio do tempo, muito provavelmente nasceram quando o Grande Dragão criou a Dimensão Mágica, Arcádia foi a primeira fada em entrar em existência.

Outras fadas antigas e poderosas mencionados na série são as nove ninfas de Magix que após o desaparecimento do Grande Dragão, governaram o destino da Dimensão Mágica e foram as donas anteriores do Fogo do Dragão antes da destruição do reino de Domino, após o qual o Fogo do Dragão se perdeu há 16 anos.

A Terra também estava protegida pelas fadas no passado, mas depois os Bruxos do Círculo Negro encontraram uma maneira de se resistirem à magia das fadas e a absorverem e começou a caça de fadas que se prolongou durante séculos, até que as Winx libertam todas elas na temporada 4.

Poderes e fadas conhecidas Editar

Arcádia Editar

Arcádia é a primeira fada que existiu nunca. Ela parece ser muito poderosa, e o poder ou as provas do Labirinto de Cristal podem ter sido criadas utilizando o poder de Aurora já que também pode desfazer os efeitos do Labirinto. Arcádia é potente o suficiente para proteger as estrelas de água, que são o contrário do Fogo do Dragão. Já que ela tem estado desde o começo da Dimensão Mágica, ela se supõe que é imortal.

Fadas etéreas Editar

As fadas etéreas são criaturas mágicas compostas de pura energia mágica e são intemporais, o que significa que são imortais. Elas parecem ser extremamente poderosas, e têm a capacidade de ver o futuro. Também são as guardiãs de muitos poderes, como os Dons do Destino.

Fadas rústicas Editar

As fadas rústicas, embora não são fadas omnipotentes, são diferentes de outras fadas. Seus poderes mágicos não se viram até agora.

Fadas Amazônicas Editar

As fadas amazônicas canalizam sua magia através da tomada de monstros natureza vegetal, os terremotos e a vida vegetal. Também têm o mesmo pessoal regular de fadas para canalizarem sua magia e escudos que podem ser utilizado como armas de boomerang. Eles têm a capacidade de detectarem os estrangeiros em seu reino, bem como aqueles que não estão em harmonia com a natureza.

Fadas árticas Editar

As fadas árticas possuem a capacidade da magia de gelo de maneira que possam projetar raios de gelo, explosões de gelo, paredes de gelo ou pedaços de gelo. Também possuem uma habilidade que não se mostra e ainda se encontra em seu corpo. Durante as baixas temperaturas que vão desde -10ºC até mais frias, devido a sua resistência, podem suportar essa temperatura.

Fadas comuns Editar

Em força mágica, as fadas são tão poderosas como as bruxas e suas correlações de forças depende de quanto se treinou uma fada ou uma bruxa. Por exemplo, as Trix originalmente pareciam bem mais fortes que as Winx, mas isto possa ter sido como as Trix eram estudantes de último ano na Torre Nebulosa, enquanto as Winx eram estudantes de primeiro ano (com exceção de Stella, quem, no entanto, não estava muito interessada no estudo) e porque as Trix, sendo descendentes das Três Bruxas Ancestrais, eram mais poderosas do que as outras bruxas (isto se mostrará quando as Trix tomaram o controle da Torre Nebulosa e dirigiram o Exército das Trevas para atacarem a Dimensão Mágica na temporada 1). Porém, a Fada do Fogo do Dragão, que é o Guardião do poder do Grande Dragão que criou a Dimensão Mágica, é a fada mais poderosa em todo o universo mágico.

Apesar de que são opostos mágicos, as fadas podem convergir sua magia com as bruxas, o que demonstra que existe um vínculo mágico entre eles que permite às bruxas para combinarem suas energias negativas e os poderes escuros com as energias positivas e poderes da luz das fadas, como se vê no episódio 24 da temporada 1 (O Cerco das Bruxas).

Igual que as bruxas têm poderes específicos para elas, as fadas também têm poderes específicos, mas como os poderes das fadas estão baseados na boa magia, a fonte de seus poderes com frequência são coisas com aspectos positivos ou que podem ser úteis, como a água, a natureza, a música e a tecnologia em Layla, Flora, Musa e Tecna respetivamente.

Igual que as bruxas assistem à Torre Nebulosa, as fadas têm que assistir à escola Alfea ou outras escolas mágicas para virarem fadas de pleno direito e amas de todo o seu poder. A maioria das fadas assistem a Alfea, a escola das fadas no planeta Magix. Ali as fadas são ensinadas e treinadas para desenvolverem, incrementarem e convergirem seus poderes e para usarem seus poderes de maneira responsável para ajudarem a preservar a Dimensão Mágica e lutarem contra o mal, as fadas e as bruxas se esforçam por serem mais poderosas para ajudarem a proteger a Dimensão Mágica do mal, mediante o uso da magia boa para as fadas e mediante o uso da magia negra para as bruxas.

A diferença das bruxas, que se sabe que funcionam por seus meios egoístas e pessoais, embora isso é sobretudo um preconceito, as fadas sobretudo trabalham para ajudarem outros, apesar de que algumas delas foram tão egoístas que se aliaram com o mal, como Cassandra, Chimera e Diaspro que se converteram em aliadas de Valtor na temporada 3.

Os poderes das fadas são no entanto vulneráveis a alguns poderes escuros, como os de Lord Darkar, que tinha a capacidade de absorver toda a energia para o fazer mais forte, já que era o oposto absoluto do Grande Dragão, cujo poder era para libertar energia. Os Bruxos do Círculo Negro também desenvolveram um poderoso feitiço encerrado em seu Círculo Negro que lhes permitiu resistir à magia das fadas e roubar seus poderes desde suas asas. Este feitiço foi utilizado por eles para capturar todas as fadas da Terra e, uma vez que tinham pegado todas as fadas de Terra e tinham roubado todos os seus poderes, lhes permitiria para virarem os amos da Terra. Só os poderes Believix das Winx, o poder do Círculo Blanco e a energia positiva libertada quando as fadas da Terra foram libertados foi capaz de debilitar o Círculo Negro.

Parte da quarta temporada também se revela que os poderes das fadas estão unidos às asas delas, já que era desde a ponta das asas que os Bruxos do Círculo Negro roubaram os poderes das fadas da Terra.

Fadas escuras Editar

Por sua vez há fadas que aparte de ser boas, muitas podem ter alter-egos malvados.

Formas Editar

Ver também: Categoria:Transformações

Mesmo se as fadas são criaturas mágicas, suas capacidades são limitadas em forma civil e têm que se transformar em sua forma de fada, onde podem usar seus poderes com maior facilidade e são capazes de utilizarem sua magia para mais ataques e feitiços, e também ganharem asas que lhes permitem voar, bem como roupas brilhantes.

À medida que os poderes das fadas crescem, também obtêm diferentes transformações chamados Níveis de Fada, que a cada um lhes dá novas habilidades.

O primeiro deles, o nível de fadas regular, também conhecido como Winx, permite às fadas usarem seu poder com maior facilidade que no modo de civil. O Charmix é adquirido pelas fadas quando devem superar suas dificuldades pessoais e aumentam seus poderes.

O Enchantix é ganho quando as fadas devem salvar alguém de seu próprio reino e lhe dá muitos novos poderes, como o uso do Pó de Fada e a Miniaturização. Depois dos estudos das fadas durante três anos em Alfea, um para a cada transformação e uma vez que as fadas já ganharam seu Enchantix e pós-graduação, se convertem em fadas guardiãs cujo dever é proteger a Dimensão Mágica das forças do mal e de todas as outras ameaças que enfrenta.

Após o Enchantix há um número infinito de novas transformações, chamados de níveis mais altos de fada, que pode ser ganhado em situações específicas, e que dá às fadas novos poderes que as fazem ainda mais potentes e lhes permite ajudarem as pessoas melhor do que com o Enchantix, por exemplo, o Believix, que se obtém fazendo com que a gente acredite na magia e que dá à fada a capacidade de chegar ao coração da gente e para conseguirem que tenham sentimentos positivos.

Outras transformações, como Lovix, Sophix e Harmonix se obtêm a partir de uma fonte de alimentação.

Diferenças entre fadas e bruxas Editar

Duas fadas, Faragonda e Mirta, antes costumavam ser bruxas. Isto implica que as jovens ainda podem optar a se converterem já seja uma fada ou uma bruxa, dependendo de suas personalidades.

Quando Bloom e Roxy tinham descoberto seus poderes quando tinham 16 anos de idade, e a cada uma pode ser unida a Alfea/Torre Nebulosa a esta idade. Mirta começou a ser uma bruxa ao redor dessa idade, é possível que os poderes das bruxas e o poder das fadas comecem a aparecer ao redor dessa idade.

Portanto, alguém ainda pode eleger entre se converter em uma fada ou uma bruxa, desde que não se tenham convertido em fadas ou bruxas completamente, ou até que seus poderes não estejam plenamente associados à escuridão ou à luz.

Por tanto, subentende-se que as garotas optam por se converter em bruxas ou fadas, ou que uma bruxa pode ser convertido em uma fada e vice-versa, já que Faragonda era uma bruxa antes de se converter em uma fada, e também se vê quando Mirta que era uma bruxa na temporada 1 se converteu em uma fada após entrar em Alfea, sua transformação de fada se mostra na temporada 3, mas poderá ser visto que sua roupa é escura o que quer dizer que é uma fada escura lembrando quando foi bruxa. Portanto as bruxas e as fadas não são duas espécies diferentes, apenas são a mesma espécie que optam por utilizarem diferentes tipos de magia.

Também pode ser visto que as fadas aparte de terem seus próprios sentimentos tanto poderes como habilidades, podem optar a mudar de bandos ou renunciar às suas habilidades de fada. Isto ocorreu com Lazuli que era uma fada e foi posta a prova por as Trix. Ela enfeitiçou suas amigas e as Trix lhe tiram suas asas, a convertendo em bruxa malvada.

Fadas masculinas Editar

A maioria das fadas que se vêem na série são mulheres, mas na primeira e segundo filme podem ser visto algumas fadas masculinas em Domino. Não se sabe onde fazem sua educação, já que as fadas masculinas nunca foram vistas em Alfea. Desconhece-se suas habilidades mágicas e se são similares às de mulheres fadas. Subentende-se que também passam pelos mesmos níveis de fada como as mulheres: desde nível regular, Charmix e Enchantix, mas com trajes mais masculinos. Como que as únicas fadas masculinos jamais estavam em Domino, poderia ser que as fadas masculinas só se encontram em Domino, embora parece pouco provável.

Também no FANDOM

Wiki aleatória